terça-feira, 29 de abril de 2008

APRENDER INGLÊS NA EDUCAÇÃO INFANTIL



No Colégio Novo Ser o aprendizado da língua inglesa está presente na vida das crianças desde o Grupo 4.

E é com muita alegria e descoberta que as crianças do Grupo 4 e Grupo 5 estudam a língua inglesa, que pode sim estar presente em suas vidas na Educação Infantil sem prejudicar a apropriação da língua materna. O estudo da língua inglesa, inclusive, estimula a convivência com uma nova cultura, forma conceitos, auxilia na percepção visual, auditiva e oral, assim como propicia o convívio e a socialização das crianças.

Para que isso aconteça de forma eficaz, as aulas de Inglês são sempre versáteis, onde as crianças além de aprenderem “palavras novas”, ainda brincam, participam de jogos, ouvem músicas, cantam e desenvolvem as mais diversas atividades.

Um importante meio de aprendizagem desenvolvido é a introdução de um novo vocabulário por meio de histórias novas e histórias já conhecidas pelos alunos. É uma forma de ensinar que atrai e estimula a atenção e aprendizagem das crianças, sem falar que elas se divertem muito com os nomes em inglês de personagens já conhecidos como os “Three little pigs” – Os Três Porquinhos e “The yellow castle” – O castelo amarelo.


Outro importante recurso foi a apresentação da Bee – A abelhinha que come palavrinhas em inglês; que as crianças gostaram muito, pois ela sempre traz as palavras novas que serão aprendidas.


Para as atividades durante as aulas, muitos espaços da escola são usados. As crianças vão para o pátio, ficam na sala, na varanda, dentre outros. Mas o que as crianças mais gostam são os jogos, como o Bingos das Cores – confeccionado pelo Grupo 4 e a Trilha das Frutas – muito apreciada pelo Grupo 5.



Há também uma preocupação com o conteúdo adequado à idade e a sua relação com a vivência dos alunos porque assim se aprende sempre mais.
O Grupo 4 está conhecendo as cores. Elas amaram a história “The yellow castle” e foi mágico para as crianças ver que a mistura da cor blue (azul) com a yellow (amarela) resultam na cor green (verde).


Já o Grupo 5 vivenciou momentos alegres ao aprender frutas, animais e relembrar sobre as cores.

Beatriz – Profª de Inglês do Grupo 4 e 5.

16 comentários:

Anônimo disse...

MUito bom saber que tem blogger assim pra ajudar a quem estão iniciante na profissão como eu mesma!!! Gostaria de saber como é a brincadeirA da TRILHA?? meu email é thacianysouza@hotmail.com! Valeu muito bom o site estão de parabéns! Me chamo Thacy.

Anônimo disse...

Gostaria dessas sugestões de atividades para trabalhar com a minha turma de Ed. Infantil!
Será que vocês poderiam mandar para meu e-mail?? (alimacsmack@hotmail.com)

INST. Ed. Cosme e Damião disse...

OLÁ GOSTARIA DE MANTER CONTATO COM VC, POIS ESTOU INICIANDO AGORA AULAS DE INGLÊS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL...
PRECISO DE ALGUMAS DICAS!!!!!!!!
MEU E-MAIL É: carlamarianad@hotmail.com

Luana disse...

Olá meu nome é Luana e começarei a lecionar Inglês para as turmas de Educação Infantil da escola onde trabalho e gostaria de dicas,se vc puder me ajudar meu e-mail é: luana_anjos@oi.com.br

Anônimo disse...

como as meninas ja disseram nos comentários acima, tb gostaria de estar me ralacionando vcs, achei a iniciativa muito legal, tb sou professora de inglês e gostaria de algumas dicas e brincadeiras , meu e-mai é stela_villela@yahoo.com.br...
obigada

Anônimo disse...

OLÁ TAMBÉM SOU PROFESSORA DE INGLÊS GOSTEI DAS SUAS DICAS.GOSTARIA DE SABER MAIS DETALHADAMENTE DESSAS BRINCADEIRAS QUE TRABALHA OS CONTEÚDOS.MEU EMAIL É susemarcelo@hotmail.com

Kárem disse...

Olá, gostaria me manter contato com vc pois leciono inglês há 15 anos, para Ens. Fund e Médio, mas este ano fui presenteada com uma turma de ed. infantil e não sei como começar... Me ajudem, por favor... meu e-mail é vkceolin@gmail.com
aguardo

Kárem

rosimeire disse...

Ótimas idéias, estou montando um projeto sobre aulas de Inglês na Educação Infantil me. Ficaria muito feliz se você me enviasse dicas. Meu E-MAIL: rosimeirecarrijo@hotmail.com

Eliane disse...

Olá, tudo bem??

Amei o blogge de vcs.
Como minhas outras colegas de profissão, também estou iniciando agora o inglÊs na educação infantil.
Estou precisando muito de dicas e sugestões de atividades.
Gostaria de manter contanto com vcs.
meu email é elianevechinireis@hotmail.com

Obrigada,

Eliane

Anônimo disse...

OLÁ MEU NOME É CHRISTIAN E ESTOU INICIANDO AGORA AULAS DE INGLÊS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL E TENHO AULA UMA VEZ POR SEMANA, GOSTARIA DE SABER SE TEM COMO VOCÊ ME ENVIAR ALGUM MATERIAL POIS NÃO TENHO IDEIA DO QUE ENSINAR PARA ELES.....OBRIGADA!!!!!!!!

MEU E-MAIL: christianbcs@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá!
Adorei o blog, e comecei a dar aulas de inglês p/ Ed. Infantil esse ano e será que poderíamos trocar algumas "figurinhas" ?
Meu e-mail é: alanacpíres@gmail.com
Beijo Grande!

Anônimo disse...

Olá!

Meu nome é Valquíria, adorei as sugestões do seu blog. Se fosse possível gostaria que me enviasse brincadeiras.
Meu e-mail valquiriacabral20@hotmail.com


Grata,

Valquíria

Valquíria disse...

Olá!

Adorei o seu blog, se possível, gostaria que me enviasse brincadeiras.
Meu e-mail é valquiriacabral20@hotmail.com

Grata,

Valquíria

Alice disse...

muito bom o trabalho de vcs... tbm comeceia ensinar ingles na educação infantil e gosaria que vcs me mandassem algumas dicas,o meu email é: anaalice_blz@hotmail.com
obrigado!

Anônimo disse...

OLá! Adorei o blog, gostaria tbem de dicas e sugestões de planos de aula para a educação infantil (crianças de 3 a 5 anos de idade). Vc poderia explicar tbem a dinamica das brincadeiras que c mencionou.

Grata

Ana Cris

Anônimo disse...

Olá!
Adorei o Blog de vcs!
Também estou começando a trabalhar inglês na educação infantil e adoraria receber dicas para e elaboração de um material e atividades dinâmicas para as crianças.
Também posso colaborar com o que eu produzir!

Meu e-mail é betinhakb@gmail.com

Obrigada,
Roberta