quinta-feira, 22 de março de 2012

ORTOGRAFIA


ORTOGRAFIA... O GRANDE DESAFIO DA ESCOLA

Para a aula de Ortografia, não há coisa melhor que jogar escrevendo. Os alunos brincam e ao mesmo tempo percebem as regras ortográficas.

“O X da questão é uma atividade realizada na classe do 4º Ano. As crianças, através desta atividade, percebem a escrita da letra X nas palavras, com que frequência ela aparece, se é como primeira letra, como última ou no meio. Verificam as vogais e consoantes que aparem depois do X, o som do X em todas as posições e por fim constroem as regras ortográficas após as observações.

O X DA QUESTÃO


            Já aconteceu de você estar lendo um texto e de repente depara com uma palavra escrita com X e não saber de que jeito pronunciá-la?
            Pois é! Isso acontece porque o X pode ter muitos sons, dependendo da posição que ocupa na palavra.
            Muitas vezes, na hora de escrever esses sons a gente fica em dúvida se é com X ou na, porque o mesmo som pode ser representado por várias letras.
            Para ajudá-lo a esclarecer o X” da questão, vamos fazer uma investigação. Mas, antes de começar, preparem em cada o seguinte material.


1-      Procure em jornais e revistas 15 palavras que tenham a letra x, em qualquer posição da palavra. Importante: não valem nomes próprios, estrangeiros, nem escrever de memória.

2-      Copie essas palavras em tirinhas de papel da espessura de um dedo (mais ou menos). Escreva-as em letra de forma bem legível para que todos possam ler.

3-      Pinte com um lápis vermelho a letra X das palavras.

4-      Pinte de verde as vogais que aparecem imediatamente antes ou depois do X.

5-      Pinte de azul as consoantes que aparecem imediatamente antes ou depois do X.
 




NA ORTOGRAFIA, VALE A PENA TRABALHAR COM A INVESTIGAÇÃO E ELABORAÇÃO DE HIPÓTESES. NO DECORRER DOS ESTUDOS AS CRIANÇAS COMPROVAM OU NÃO SUAS HIPÓTESES. O TREINO TAMBÉM FAZ PARTE DO TRABALHO COM A ORTOGRAFIA.

PROFESSORA: CRISTIANE BERNARDES
COORDENAÇÃO; NEILA FREITAS