segunda-feira, 7 de novembro de 2011

O FUTURO DE BOM DESPACHO COMEÇA EM NOSSAS CASAS 1º PERÍODO PROFESSORAS: ANA PAULA E FLÁVIA







O PROJETO QUE ESTÁ SENDO DESENVOLVIDO NO 1º PERÍODO VISA INCENTIVAR AS CRIANÇAS A FISCALIZAREM SUAS PRÓPRIAS ATITUDES, AS DOS SEUS FAMILIARES, AMIGOS E VIZINHOS NOS CUIDADOS COM A NATUREZA DE BOM DESPACHO.

JUNTAMENTE COM AS CRIANÇAS, PAIS E COMUNIDADE, AS PROFESSORAS ESTÃO DESENVOLVENDO TRABALHOS, PESQUISAS, RECEBENDO VISITAS DE PALESTRANTES E MUITO MAIS.VEJA SÓ!

  • · PALESTRA SOBRE O MEIO AMBIENTE COM O SGT NUNES
  • · PALESTRA SOBRE O CONSUMO DE ENERGIA COM O EDGAR
  • · VISITA DOS ESCOTEIROS QUE FALOU TAMBÉM SOBRE AS QUESTÕES AMBIENTAIS E EM SEGUIDA FEZ DINÂMICAS E BRINCADEIRAS MUITO LEGAIS SOBRE O MEIO AMBIENTE.








ASSIM AS CRIANÇAS PODEM INTERAGIR E ESTABELECER RELAÇÕES DE CONSUMO CONSCIENTE DA ÁGUA E DA ENERGIA, ADQUIRIR HÁBITOS DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, OBSERVAREM O QUE SE JOGA E ONDE SE JOGA O LIXO DE NOSSAS CASAS, APRENDEREM MAIS SOBRE A CONSERVAÇÃO DE NOSSAS MATAS, E PROTEÇÃO DOS ANIMAIS EM NOSSA CIDADE.

A CIRANDA CULTURAL ESTÁ GIRANDO. UM POUQUINHO DESTE GIRO NA EDUCAÇÃO INFANTIL







FLORINDO NOSSAS PRAÇAS

MATERNAL III

PROFESSORAS CACAIA E KARINA

CONFIRA O QUE O MATERNAL III TEM PREPARADO PARA NÓS.

FOI CONFECCIONADO JUNTAMENTE COM AS CRIANÇAS FLOREIRAS, ONDE AS MESMAS PLANTARAM E AGORA ESTÃO CUIDANDO PARA VEREM BROTAR LINDAS FLORES.

SABEMOS QUE AS FLORES ALEGRAM, TRAZEM VIDA E COR PARA O AMBIENTE E PODEMOS VER QUE NOSSA QUERIDA BOM DESPACHO TEM POUCAS OU MELHOR NADA DE FLORES EM NOSSAS PRAÇAS. SE CADA UM DE NÓS SEMEARMOS UM POUQUIDO TUDO FICARÁ MAIS COLORIDO.

ENTRE NESTA AJUDE-NOS A FLORIR NOSSAS PRAÇAS.

domingo, 6 de novembro de 2011

Um pouco de tudo para um muito de sustentabilidade


A turma do 5º ano tem feito a Ciranda Cultural girar muito dentro do assunto SUSTENTABILIDADE. Sempre lembrando-se que o nosso foco é a nossa cidade, portanto, nosso foco é cada um de nós, cidadãos de Bom Despacho, que afinal formamos nossa cidade como ela é hoje. A proposta da escola é ir além. É deixar frutos para o futuro. É formar uma geração consciente, diferente e dinâmica.

Assim que o tema da Ciranda Cultural foi lançado para a turma, o trabalho começou. Através das propostas de atividades do livro de Geografia, sobre sustentabilidade, o projeto da turma cresceu.
Começaram entrevistando três pessoas de nossa comundade: um morador, um empreendedor e um representante do poder administrativo. O foco das conversas foi o que cada um tem feito para tornar nossa comunidade cada vez mais sustentável.


"Gostei das entrevistas, pois entendi direito o que os empreendedores fazem, os vereadores e o que os cidadãos observam." Rafael Rodrigues

O diário de Pedestre foi uma atividade muito interessante. As crianças tiveram a tarefa de parar, pensar, observar e registrar tudo o que elas perdiam enquanto andavam de carro. VOCÊ JÁ PAROU PARA PENSAR NISTO?




"Aprendi com o Diário de Pedestre que andando a pé não poluímos o meio ambiente e observamos melhor o que há de novo nas ruas de nossa cidade."


A turma também está aprendendo sobre a transformação da matéria-prima. De onde saí e para onde vai cada coisa, ou pelo menos algumas delas.




Os alunos foram conferir de pertinho. Visitaram a empresa de Bom Despacho, a Mavero.


"Gostei muito de visita a Mavero porque aprendi sobre o processo dos produtos que são derivados do leite." Júlia

A visita foi de grande importância para o aprendizado da turma. Da teoria para a prática.
Outa atividade muito interessante que a turma realizou foi a Enquete do Consumidor, com perguntas simples como: Você planeja suas compras? Faz lista para ir ao supermercado?
A enquete foi feita com todas as famílias da escola e o resultado foi tabulado e transformado em gráficos. estes gráficos, claro, foram feitos com material reaproveitado.


"Com a enquete aprendi que temos que ter mais consciência." João Pedro
-----------------------------------------------------------------------------------------------
A turma está fazendo nas aulas de Português o projeto "A propaganda faz a diferença".
- Primeiramente discutiram o sábio e velho ditado "A propaganda é a alma do negócio", vendo como é importante fazer propaganda do seu produto e de sua empresa.
- Assistiram um vídeo de propagandas antigas, observando a evolução nesta área.
- Analisaram propagandas do comércio de nosso cidade, usaram o jornal local para a realização desta atividade. Neste momento observaram:
1- Quem elaborou a propaganda?
2- Do que se trata?
3- A que público se refere?
4- Quando ela foi feita e onde foi publicada?
5- Para que serve?
6- Observar o slogan, procurando analisar a relação entre ele, a ilustração e o texto.
- Chegou a hora de criarem sua própria propaganda!



Um momento super divertido do Projeto "A propaganda faz a diferença", foi ativar este blog que vocês estão acessando. A turma aprendeu como fazer um blog, como usá-lo de forma adequada e também como usar blog, postar comentários. A turma adorou!


"Gostei de visitar e postar coisas no blog da escola. Aprendi que estamos compartilhando com o mundo todo coisas novas que estamos estudando." Laura Longuinho

E A TURMA NÃO ESTÁ PARADA, MUITAS ATIVIDADES ESTÃO SENDO FEITAS.
AGUARDEM!