quarta-feira, 26 de março de 2008

* PRÁTICA EXPERIMENTAL

CIÊNCIAS – PROF. SÔNIA


11 de março de 2008.


MAQUETE – CÉLULA ANIMAL E CÉLULA VEGETAL

OBJETIVO:
Observar o aspecto tridimensional das células, diferente das figuras planas que os livros mostram.
Identificar partes das células.
Diferenciar célula animal de vegetal.
Familiarizar com as organelas citoplasmáticas através do contato, manipulação e visualização.


MATERIAL:
Pote de gel para cabelo (transparente) - Hialoplasma.
Recipiente plástico transparente (pet) - Membrana plasmática.
Bolinhas de sagu ou outro parecido – Ribossomos.



Macarrão do tipo parafuso – Mitocôndrias.
Macarrão instantâneo (miojo), fios de lã ou linha – Retículo endoplasmático.
Palitos de dente – Centríolo.
Feijões pretos – Lisossomos.
Balas de hortelã – Cloroplastos.



Celofane verde ou garrafa pet verde maior que a transparente – Parede celulósica.
Papel filme – Carioteca.



Papel filme em forma de saquinho ou sacolinha de chup-chup (vazio) – Vacúolos.
Bisnaginhas de mel – Complexo de golgi.


PROCEDIMENTO:
Cortar a garrafa pet abaixo da metade.
Para a célula vegetal cortar a garrafa verde e derreter no fogo as bordas ou utilizar o papel celofane para a parede celulósica.

Colocar o gel dentro do recipiente transparente.
Depositar os materiais que representam as organelas, passo a passo moldando
conforme o desenho das células.
















CONCLUSÃO:
(Individual, feita pelo aluno após a prática).


OBSERVAÇÃO:
Houve exposição dos trabalhos montados e mural com as diferenças entre a célula animal e vegetal, além das funções de cada organela.
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segunda-feira, 24 de março de 2008

* DINÂMICA DE ORIENTAÇÃO PELA ROSA-DOS-VENTOS


Geografia – Professora: Welba

Os alunos da 5ª série do Colégio Novo Ser, realizaram uma dinâmica com fichas coloridas sobre orientação na Praça São José em Bom Despacho.

Apontando para o Leste

Oeste


Norte


Sul

A orientação como atividade realiza-se de forma espontânea sempre que alguém se desloca em um terreno desconhecido ou parte a procura de algum lugar especial, seguindo orientações que podem ser instruções verbais, endereços ou croquis mais ou menos elaborados. A aprendizagem das técnicas de orientação fora do espaço da sala de aula, contribui para aprimorar as habilidades já desenvolvidas e acrescentar maior segurança e prazer às atividades de lazer junto a natureza.




TRILHANDO LUGARES ATRAVÉS DE VÁRIOS OLHARES
(Geografia – Professora: Welba)




A atividade acima foi realizada pela turma da 5ª série do Colégio Novo Ser. A estratégia desenvolvida serve como um ótimo referencial para se trabalhar a questão de “lugar”. Os alunos elaboraram a atividade respeitando a ordem dos lugares: continente, planeta, país, estado, cidade, bairro, rua e casa. Através de vários olhares e de muita criatividade, os alunos se apropriaram da noção de “lugar” de forma lúdica e prazerosa.






VERTICALIZAÇÃO EM BOM DESPACHO:
SÍMBOLO DO AVANÇO DA MODERNIDADE
Geografia – Professora: Welba

Dentro do conteúdo “espaço natural e espaço geográfico”, a turma da 5ª série do Colégio Novo Ser visitou alguns locais no centro da cidade, com o objetivo de observar e analisar elementos sociais e da natureza, em especial, a VERTICALIZAÇÃO de Bom Despacho.



A expansão urbana para o alto pode ser observada em muitas cidades brasileiras, não apenas nas grandes cidades, mas também nas médias e até mesmo nas pequenas cidades. Esta forma de expansão denominada em geral de ‘VERTICALIZAÇÃO” é o símbolo da busca pela modernidade e pelo progresso. Os alunos verificaram que esse tipo de expansão contribui para o aumento do emprego no setor da construção civil, mas perceberam também que a introdução da modernidade traz novos problemas como: a perda do visual magnífico, da Igreja (Matriz), símbolo central que está “abafado” e que desaparece junto a tantas edificações com o qual associam muitos eventos pessoais como batizados, casamentos, missas... Em geral, a cidade pode ser vista como expressão da ação humana (antrópica) acumulada ao longo do tempo. È importante a realização de políticas eficientes para a sustentabilidade da memória urbana.




ROTA DOS ESCRAVOS



O projeto “Rota dos escravos” leva em conta as interações geradas pela história, geografia e cultura. O trabalho foi desenvolvido pelos alunos da 6ª série do Colégio Novo Ser, com os seguintes objetivos: identificar os grupos étnicos africanos que vieram para o Brasil; Identificar as principais contribuições dos afro-descendentes para a formação da sociedade brasileira: Valorizar a história, a cultura da África e dos africanos; Reconhecer a violência a que os negros foram submetidos durante o período colonial e as conseqüências da discriminação racial para a sociedade brasileira. O projeto numa análise final, esclarece a evolução das sociedades e o reconhecimento da diversidade cultural.